Lançamento 23-08-2011



Manifestação do Dr Mário Carabajal, Presidente Nacional da ALB sobre a I ANTOLOGIA
 ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL, SECCIONAL DISTRITO FEDERAL



Sob a presidência da escritora Imortal, doutora Vânia Diniz, a ALB/Brasília caminha a passos largos. Aqui está a materialização deste sonho. Hoje, realidade, através da I Antologia desta atuante seccional da Academia de Letras do Brasil, composta por escritores que tem marcado profundamente a cultura literária brasileira.


Quando em dezembro de 1995, se formulavam os primeiros ensaios estatutários à criação da Academia de Letras do Brasil/ALB e Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil/Conalb, contou-se com escritores expoentes da cultura literária brasileira. Momento em que, conjuntamente, se sonhou com o que vivemos em 2011, de lançamento da I Antologia da ALB/Distrito Federal, somando-se ao vivido em 2010 em Santa Catarina, quando Miguel Simão, a exemplo de Vânia Diniz no presente, lançou a I Antologia da ALB/SC. Materializando estes Presidentes, os sonhos de criação de uma organização de cultura com representatividade nos 27 Estados Brasileiros, Américas e demais Continentes, levando a língua portuguesa, além de nossas fronteiras. A I Antologia da ALB/DF evidencia uma nova entidade cultural, com princípios éticos, contando em suas Cadeiras Vitalícias com escritores equânimes em máximas sócio-desenvolvimentistas, com predileção aos conflitos e problemas humanos e sociais.


Na I Antologia da ALB/DF, o leitor será conduzido a reflexões profundas e inteligentes, resultantes de linhas de escrita e estilos próprios dos autores Membros. Onde, além do belo, amor e natureza, vida, conflito e existencialismo, observará o leitor, a preocupação de uma organização com princípios bioéticos, com firmes propósitos de confrontar a contra-cultura. Uma nova Academia, com vontade e capacidade técnica e científica. Não apenas cultural ou telúrica. Mas, isto sim, ativa, participativa dos problemas humanos e sociais que se nos exigem urgências em visões crítico-redimensionadoras.


A ALB buscou identificar em cada Estado e município brasileiro, como também nas esferas internacionais, escritores, capazes de representar a essência  dos mais sublimes ideais humanos, apontando-se assim, em Brasília, como Presidente da Academia de Letras do Brasil, para a escritora, humanista e Filósofa Imortal Vânia Diniz, como também, por suas indicações, aos autores Imortais que participam da I Antologia da ALB/DF.

·        
Mário Carabajal: - professor, jornalista, psicanalista e escritor.  Especialista em Pesquisa Científica. Cientista Social. Mestre em Relações Internacionais. Doutor em Psicossomatologia, Filosofia e Ciências Educacionais.  Pós-doutor em Filosofia. Presidente da Academia de Letras do Brasil.


Fizeram-se nossos especiais Conselheiros em 1995, no pré-projeto de criação da ALB e Conalb: - Josué Montello, presidente da Academia Brasileira de Letras; escritora Raquel de Queiroz, Membro da ABL; escritor José Mendonça Teles, ex-presidente da Academia Goiana de Letras; Tobias Pinheiro, Membro da Academia Carioca de Letras e ex-presidente da Confederação das Academias de Letras do Brasil; jornalista e escritor João de Scantinburgo, Membro da Academia Paulista de Letras; escritor Adail Maduro Filho, Membro da Academia Roraimense de Letras; escritor Miguel Jaques Trindade, Membro da Academia Rio-Grandense de Letras e, escritora Olga de Britto, Membro da Academia Feminina Paulistana de Letras.

Voltar