"SONS E GESTOS QUE ALFABETIZAM"

Estratégia Multissensorial para facilitar a alfabetização de crianças, jovens e adultos com dificuldade de aprendizagem.

             Atualmente são muitas as dificuldades que os professores e alunos da rede pública e privada vêm enfrentando com a nova política de  Inclusão. Se por um lado é direito das pessoas com deficiência serem incluídas na escola, por outro lado esse professor, peça-chave no processo de inclusão, não se vê em condições de assumir tal aluno sem ter uma preparação específica/direcionada.
          O primeiro passo para uma real inclusão é a garantia que todas as pessoas que estejam na escola se encontrem no mesmo patamar. Não se pode pensar em inclusão se existem alunos na 5a série do ensino fundamental sem
saber ler ou escrever, ou sem interpretar adequadamente os textos trabalhados em sala de aula, os chamados analfabetos funcionais.
          Nem todos os alunos aprendem da mesma maneira, a maioria utiliza mais um sentido que outro. Uns aprendem com mais facilidade utilizando-se mais da audição, outros da visão, e assim por diante. Porém há alguns que precisam e se beneficiam da utilização de vários sentidos simultaneamente.
          Daí a necessidade dos professores estarem munidos de conhecimento para saberem qual a estratégia mais eficaz para aqueles alunos com dificuldade de aprendizagem. Pesquisas têm demonstrado que o professor, dentro do próprio ambiente escolar, tem condições de intervir nesse processo, garantindo assim a real inclusão tão desejada pela sociedade.
         A atuação multidisciplinar é fundamental para facilitar esse processo de comunicação seja através da linguagem oral, escrita ou corporal, pois na busca de realizar sua leitura do mundo, possibilita uma ação
conjunta dessas diversas formas de linguagem, no seu processo de aprendizagem.  A Fonoaudiologia tem uma contribuição muito grande a dar nesse processo em que a comunicação oral e escrita faz parte do seu alvo de
atuação. Através de orientações fonoaudiológicas é possível mostrar ao professor que ele é capaz de ser elemento facilitador nesse processo de aprendizagem.
          A capacitação vem responder a uma ansiedade gerada a partir da discussão a respeito da Inclusão. Através da estimulação multissensorial: auditiva, visual, tátil e cinestésica/gestual, o aluno será capaz de perceber os sons oral e escrito do português e ser alfabetizado com maior facilidade. Com esse enfoque fonoaudiológico, o professor terá condições deidentificar qual é a melhor forma de ajudar o aluno no processo de alfabetização.

* OBJETIVOS

* GERAL:
           Otimizar/facilitar o processo de alfabetização para alunos com dificuldade de aprendizagem através de orientações fonoaudiológicas, visando à capacitação de professores da rede pública e privada e demais profissionais interessados no tema.

* ESPECÍFICOS:
-    Promover orientações fonoaudiológicas.
-    Otimizar o processo de alfabetização de alunos com dificuldade de aprendizagem.
-    Promover orientações sobre os possíveis problemas de aprendizagem.
-    Instruir os professores e demais profissionais interessados, quanto a possíveis estratégias otimizadoras do processo de alfabetização escolar.
-    Estimular o processo de alfabetização através da estratégia multissensorial.

*  PÚBLICO ALVO:
      Professores da rede pública e privada de ensino que trabalham com crianças, jovens, adultos e/ou idosos, que apresentam dificuldade no processo de alfabetização e demais profissionais interessados no tema.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Teorias da Linguagem;
2. Consciência fonológica dos sons do Português;
3. Fonoaudiologia Preventiva no ambiente escolar;
4. Distúrbios da Comunicação mais freqüentes na infância;
5. Estimulação Auditiva na sala de aula;
6.   O lugar que o corpo ocupa na aquisição da leitura e escrita no universo Escolar.
7. Escola Inclusiva;
8. Educação de Jovens e Adultos - EJA
9. Métodos de Alfabetização;
10. Alfabetização X Letramento;
11. Sons e Gestos que Alfabetizam: Estratégia Multissensorial para facilitar a alfabetização de crianças, jovens e adultos com dificuldade de aprendizagem.
12. Utilização de histórias que alfabetizam/Aprendendo a ler através dos sons;
13. Estudo de casos - Experiências vivenciadas em sala de aula.
 

MINISTRANTES:

ADRIANA ALCÂNTARA TEIXEIRA
Fonoaudióloga, Especialista em Patologias da Linguagem e Mestre em Science in Community Disability Studies pela Universidade de Londres -
Fonoaudióloga da Unidade de Atenção à Saúde de Pessoas com Deficiência da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco - Docente dos Cursos de Pedagogia (2004 e 2005) e Fonoaudiologia e Supervisora de Estágio do Cursode Fonoaudiologia da FUNESO(2002 a 2006)

ANDRÉA CARLA COELHO
Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia e Mestre em Ciências da Linguagem
- Fonoaudióloga da AUDIBEL - Docente dos Cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia e Supervisora de Estágio do Curso de Fonoudiologia e Docente do Curso de Especialização em Psicopedagogia da FUNESO.

FRANCISCO EDSON GARCÊS CARNEIRO LIRA
Graduação em Filosofia e em Teologia - Escola Teologia do Mosteiro de São Bento de Olinda
Licenciatura em Letras - UFPE e Mestrado em Ciências da Linguagem - UNICAP
- Coordenador Local da Educação de Jovens e Adultos - EJA SESC - Santo
Amaro - Recife - PE - Docente dos Cursos de Gerenciamento de Redes,Administração de Empresas e Ciências Contábeis - APESU (FAPE IV)

MARTA MARIA GONÇALVES DE OLIVEIRA
Especialista em Educação Física, e Especialista em Esporte Escolar, Coordenação pedagógica da equipe de professores da Rede Municipal da Prefeitura de Recife, Membro da Secretaria do Colégio Brasileiro de Ciência
dos Esportes.Licenciatura em Pedagogia.

DURAÇÃO DO CURSO: 16 horas/aula

DIAS E HORÁRIO DO CURSO:
05 e 06 de maio de 2007 das 8h ás 18h

INVESTIMENTO DO CURSO POR PESSOA:
R$ 120,00

NO  MÍNIMO DE PARTICIPANTES: 40 PESSOAS

INFORMAÇÃO E INSCRIÇÃO DO CURSO: AMEM - Associação Mães em Movimento - CLN
408 Bloco B sala 117. Fones 3447 18 50 / 34471554 / 92975885

LOCAL DO CURSO:
Colégio Arvense - EQN 712/912 Norte
DURAÇÃO: 16 horas/aula
DIAS E HORÁRIO: 05 e 06 de maio de 2007 das 8h ás 18h

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: AMEM - Associação Mães em Movimento
Fones 3447 18 50 / 34471554 / 92975885           e-mail:
amemdf@hotmail.com

VAGAS LIMITADAS

Voltar