Oferecer A Outra Face

Pai cristão, bondoso, teimoso, social-democrata, mas considerado fora da realidade por um dos filhos.  O filho: petista, facção Nº312, Líderes: Lenine, Gramsci, José Dirceu. Pensamento: ateu. Momento emocional: arrasado por dentro, desiludido, deprimido com a perda da oportunidade de um partido político com o qual sonhara; honesto consigo mesmo e, por isso, desiludido. Por estar disposto a revisões em sua vida (chegara até a um divórcio por incompatibilidades políticas), resolveu conversar com o pai, a quem, amava e considerava um bom sujeito, embora mediano e equivocado politicamente.

Filho – Por que você sempre insistiu que revolucionário é oferecer a outra face; é perdoar?

Pai - Porque assim o Cristo revolucionou a vida pelo menos no Ocidente, e em parte do Oriente. E por isso sua força é descomunal e indestrutível.

Filho - Por que um homem fraco com tanta força?

Pai - Porque sua única força era moral.

Filho - O que é força moral?

Pai - É aceitar perder sem deixar de ser. É saber esperar. É não trocar fé por êxito. É saber os preços a pagar. É compreender e perdoar quem o ataca. É ser franco sem ser bruto. É ser simples sem ser banal. É não ter medo do medo que sente. É ser capaz de prosseguir. É acreditar que o adiante entenderá o hoje. É não fazer o mal só porque o inimigo certamente o fará. É conhecer o próprio amor. É preferir a vida e a alegria ao poder e seus tormentos.

Filho - Por que ter força moral num mundo nuclear? Por que pregar a paz em um mundo de poderes bélicos, com um Bush hegemônico?

Pai - Porque só uma nova ética salvará o mundo. E não é a do Bush. Porque a miséria e a injustiça crescem tanto quanto o progresso material, porque este se desumanizou. Porque as pessoas estão cansadas de violência, de agressão, de desindividualização, de materialização, de sistemas apenas lógicos, de cidades grandes, de terrorismo, de armas, de incomunicação, de mentira, de injustiça social, de miséria, de consumismo, de destruição da natureza, de ausência de simplicidade, de poluição, de barulho, de mentiras na política e de estelionatos eleitorais...

Filho - Então como fazer para o mundo voltar a compatibilizar ação com pensamento, razão com sentimento, fé com ciência, lógica com intuição, ordem com liberdade, justiça com democracia, democracia com progresso, energia com ternura?

Pai - Amando. Como Cristo amou os homens.

Filho - Mas se isso for ineficaz? Pregação no deserto?

Pai - Conhecimento e verdade não se impõem. Só existem, fecundam e transformam o homem, quando brilham em coração e mente com a força transfiguradora da Revelação, em nome da justiça e da igualdade, traduzidas na fé, que é contemplação do Universo e ação na direção do homem. O resto é espuma e dogmatismo.

Quem ganha o logo, perde o sempre. O deserto é eterno. Vale a pena pregar nele...

30-08-2005

Voltar