Filosofia - Colaboradores
(coordenado Por Virgínia Fulber)
e com a colaboração de autores convidados.

Imanência
Mariah de Olivieri

Nuvem de ouro

Viaja o céu

Árvore sagrada

Brotada da mata

Jardim secreto

Ao redor do centro

Lago de luz

Espelha outro mundo

Corpo submerso

Degraus de chumbo

 

Rogério de Almeida

 

         A imanência é um conceito religioso e metafísico que defende a existência de um ser supremo e divino (ou força) dentro do mundo físico. Esta apreciação geralmente contrasta ou coexiste com a idéia de transcendência.

         O que é imanência? Uma vida, e nada mais.  Uma vida é a imanência da imanência, a imanência absoluta: ela é potência, beatitude completa. Imanência é a essência do ser, é o que de mais puro e precioso habita no íntimo de cada indivíduo. É o que o indivíduo traz essencialmente dentro de si, sua essência.

          A imanência não advém nem sucede, mas apresenta a imensidade do tempo vazio em que se vê o acontecimento ainda por vir e já ocorrido, no absoluto de uma consciência imediata.

          O encontro de imanências é chamado transcendência, onde o indivíduo sai de si em busca de outra imanência, vai de encontro a outrem. É através do sentimento despertado por outro ser, da emoção acordada, que indivíduos transcendem conjuntamente.

          Desse encontro, infinitas possibilidades se descortinam, novos horizontes se revelam, quando duas essências se unem. A transmutação que ocorre na verdadeira transcendência, quando dois seres saem de si em direção ao outro, é impossível de formatar.

         O imprevisível, o inesperado, o impensável dita as regras. Ocorre uma legítima dinamização de emoções e possibilidades elevadas a potências infinitas, aleatórias e não catalogáveis.

Referências Bibliográficas:
COSTA, Claudio. Uma introdução contemporânea à Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Mariah de Olivieri - É Bacharel em Comunicação Social, Mestre em Filosofia e  Terapeuta-Especialista em Essências Florais. Mantém uma coluna mensal no Jornal Varanda Cultural – Porto Alegre.

Participa do Núcleo de Estudo, Pesquisa e extensão em Educação Estética Onírica – NUPEEO na FURG, em Rio Grande , trabalhando a linha de pesquisa Educação estética onírica no despertar dos sonhadores.


Fale Comigo

voltar