Dr Antonio Paulo Filomeno

Melhor Qualidade  De Vida: Como Conseguir?

Fala-se muito hoje em dia em “Qualidade de Vida”.

         A mídia de um modo geral, interessa-se pelo tema que é freqüentemente abordado de forma supeficial sem que saiba exatamente como atingir o que nos parece às vezes um objeto inatingível. O mundo moderno com seu agito peculiar se encarrega de nos distanciar cada vez mais desse modelo de existência ideal que pretendemos.

Entender o ser humano de forma holística, em sua dimensão integral, física, emocional, espiritual. Enquadrá-lo e adaptá-lo no contexto da sociedade moderna, bem como apresentar os meios de se atingir esses objetivos é uma nobre missão.

Aprender a lidar com as emoções, viver de forma saudável, buscar incessantemente ser feliz e acima de tudo praticar a solidariedade são metas que devemos perseguir e atingir.

Em meio ao atual estado de violência, corrupção, miséria e descrença, encontramos felizmente motivos para não perder a fé. Estas luzes, acesas na escuridão são entidades, associações e ONGs, que trabalham, divulgam e ensinam uns princípios para uma existência melhor, mais produtiva e feliz.

Infelizmente nos dias de hoje o Estado fracassou como promotor das necessidades básicas do cidadão.

A escalada da violência, desemprego e injustiça social, nos remete a uma inadiável revisão de conceitos, atividades e ações. É portanto urgente refletirmos sobre a necessidade de mudanças a serem adotadas em organizações, empresas e outras instituições em benefício da sociedade.

A responsabilidade social deve ser sem dúvida a diretriz a orientar essas instituições que passarão assim a serem encaradas como cidadãs e membros fundamentais da sociedade humana. A assimilação do conceito de responsabilidade social inclui o comprometimento permanente, não só dos administradores, empresários e diretores, mas de todos os seus participantes com um comportamento ético voltado para a melhoria de vida das pessoas, empregados ou não, seus familiares das comunidades e da sociedade como um todo.

A qualidade de vida resulta assim, do modo de como uma sociedade organiza a vida social, e deve ser pensada em uma série de dimensões.

A primeira é a sócio-cultural, o que significa que é diferente de uma sociedade para outra e de uma época para outra. A segunda é a econômica. As questões relativas à distribuição de renda e acesso a bens e serviços. E a terceira e a ambiental, que diz respeito não só ao ambiente natural, mas também ao ambiente que vem sendo transformado e agredido pelo homem com gravíssimos riscos ao ecossistema do planeta comprometendo a herança que deixaremos às gerações futuras.

As organizações de um modo geral devem então estar preparadas para essa nova realidade os desafios que lhes serão impostos. É imprescindível às da natureza ou porte, realizar eventos, palestras, cursos e ações comunitárias que visem à elevação da auto-estima, importância da fraternidade da solidariedade e da responsabilidade com a comunidade e com o meio ambiente.

         O “Instituto Trabalhando pela Vida”, ONG voltada à promoção da saúde, bem como suas parcerias estabelecidas nos projetos “Saúde nas Quadras”, Centro de Estudos do Hospital Santa Lúcia e “Confraria dos Cidadãos Honorários de Brasília”, estamos todos conscientes dessa importante missão. Contribuiremos com idéias e ações cujo objetivo será a mudança de atitudes, hábitos, enfim, das pessoas para que elas possam redirecionar suas vidas e melhorar a sociedade em que estão inseridas.

Em meio a tudo o que vem acontecendo no cenário político, social e econômico de nosso país, bem que estamos precisando multiplicar ações como essas.

Voltar